Curso Formação de Auditor Interno SGQ Normas NBR ISO 9001:2015 E NBR ISO 19011:2018

Capacitar ou atualizar profissionais e estudantes nas Normas NBR ISO 9001 versão 2015 e NBR ISO 19011 versão 2018, para atuarem como Auditores Internos do Sistema de Gestão da Qualidade na empresa e em fornecedores, bem como disseminar o conceito de auditoria interna como ferramenta de gerenciamento de um Sistema de Gestão da Qualidade e na percepção de oportunidades de sua melhoria.
Para os profissionais e estudantes já treinados em versões anteriores das referidas normas, o curso proporcionará uma revisão dos conceitos e aplicação dos mesmos no gerenciamento de um SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade.
Para aqueles que ainda não tiveram oportunidade de ser treinados em versões anteriores das referidas normas, o curso objetiva apresentar os conceitos e requisitos das Normas NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 19011:2018, para o gerenciamento de um SGQ.

Profissionais do mercado e Estudantes que desejam se capacitar para atuar como auditores internos na empresa e/ou em fornecedores, ou que tenham interesse em aprender a auditar um SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade, conforme as normas ISO 9001:2015 e NBR ISO19011:2018.

Recomendável que os participantes tenham conhecimento prévio da norma NBR ISO 9001.

• Introdução aos conceitos e objetivos da auditoria interna;
  • Estudo dos requisitos, termos e terminologia da norma NBR ISO 19011:2018;
  • Análise da norma NBR ISO 19011:2018, do ponto de vista do Auditor, e como obter evidências para atendimento dos requisitos da mesma;
  • Estudo dos conceitos de auditoria: terminologia; classes; procedimentos e metodologias das Auditorias;
  • Estudo dos conceitos: perfil do Auditor; qualificação dos Auditores e comportamento de auditores;
  • Técnicas de como elaborar um programa e um plano de auditoria e como elaborar uma lista de verificação (checklist);
  • Como avaliar o atendimento aos requisitos da norma NBR ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade);
  • Técnicas de como obter evidências de não conformidades e como trata-las.
  • Exercícios de fixação e estudo de casos.

Prof. Ricardo Silva Thé Pontes

32 horas/aula