Curso de Métodos em Ergonomia – e-Social

a) Conhecimentos técnicos básicos dos principais métodos utilizados em Ergonomia úteis para atender à legislação vigente;

b) Capacitação para realizar uma apreciação ergonômica de um posto de trabalho com respeito ao atendimento das exigências do e-Social.

Pessoal de empresas da área, estudantes e professores de ergonomia.

1. Contextualização da Ergonomia e suas demandas nas empresas. Metodologia de avaliação em Ergonomia. A Ergonomia e o e-Social para as empresas. Exemplos de aplicação.
2. Métodos ergonômicos para a avaliação do trabalho: Questionário Bipolar, OWAS
3. Métodos ergonômicos para a avaliação do trabalho: RULA, Puxar – empurrar, NIOSH, Métodos ergonômicos para a avaliação do trabalho: OCRA.

Francisco Másculo
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Engenharia de Produção pela Coordenadoria de Programas de Pós-Graduação (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) na área de Gerência de Operações e Projeto do Produto e doutorado em Saúde Ocupacional e Segurança - New York University (1991). Atualmente é Professor Titular Voluntário da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, higiene e segurança do trabalho, organização do trabalho, condições de trabalho, avaliação ergonômica e engenharia do trabalho. Avaliador ad-hoc do INEP de cursos de engenharia e produção. Coordenador do Núcleo Editorial da Associação Brasileira e Engenharia de Produção (ABEPRO). Associado Honorário da ABEPRO (são personalidades brasileiras ou estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços à Engenharia de Produção, aprovados em Assembleia Geral, apud Estatuto). Consultor de ergonomia da, Petrobrás, Magazine Luísa, São Brás, Guararapes, Contact Center Riachuelo, Midway Mall.

Prof. Sérgio Elias

16 horas/aula.

BREVE
Sexta feira: 08:00 às 12:20h e
                   13:20 às 17:40h
Sábado: 8:00 às 13:10h.

R$ 430,00 – Profissional
R$ 330,00 – Estudante

* Os estudantes deverão enviar (por e-mail -
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) uma declaração da instituição de ensino (papel timbrado), com data recente, contendo o seu nome completo e o número da sua matrícula, informando que você está devidamente matriculado.

* Pagamento através da PagSeguro (aceita todas as bandeiras de cartão de crédito e dá a opção de parcelar em até 10 vezes), ou, se preferir, tem a opção de boleto bancário (não existe a possibilidade de parcelamento).

Bloco 717 (Bloco de desenho)
Campus do Pici.

3. Se o número de vagas não for preenchido a ASTEF reserva-se o direito de NÃO realizar o curso e haverá devolução do valor anunciado. A FASTEF não se responsabilizará pelos encargos do cartão
    de crédito;

5. Caso haja desistência por parte do aluno, devolveremos 80% do valor pago. O prazo de devolução é de até 30 dias (úteis) após a solicitação formal e recebimento de todas as informações bancárias.
6. Não será possível realizar inscrição por celular ou tablet.

Fundação ASTEF

Faça sua Inscrição Agora!