(DESTAQUE A NOVA LEGISLAÇÃO DE PREGÃO ELETRÔNICO -DECRETO Nº 10.024, DE 20 DE SETEMBRO DE /2019)
TREINAMENTO: Teórico e Prático **O curso certificará o participante para a função de “pregoeiro”
OBJETIVO GERAL O objetivo do curso é permitir ao aluno, além de abordagens teóricas da Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 8.666/93); Lei do Pregão (Lei nº 10.520/02) apresentar/discutir as principais alterações da licitação pregão eletrônico com o advento do novo Decreto Federal (Decreto nº 10.024/19); Analisar a nova legislação em vigor sobre Sistema de Registo de Preços (Decreto nº 7.892, de 23/01/13 e alterações ) e sua realização através de pregão eletrônico. Debater os benefícios atuais para as microempresas e empresas de pequeno porte ao participarem de licitações (LC Nº 123/06, alterada pelas LC nº 147/14 e 155/16)
Destaque a algumas atividades práticas com vista alcançar os objetivos do curso: 1- Estudo e análise de vícios em Edital de Pregão Presencial; 2- Elaboração de um roteiro prático com vista a realização do pregão eletrônico diante das novas regras em especial para os Municípios; 3- Estudos de casos dirigidos e exercícios práticos (tudo de acordo com recentes orientações do Tribunal de Contas da União-TCU).
OBJETIVOS ESPECIFICOS 1- Capacitar os profissionais a avaliar de forma detalhada a modalidade de Licitação “Pregão” na forma “Presencial” e Eletrônica (Lei nº 10.520/02 e novo Decreto Federa n°10.024/19). 2- Analisar os requisitos necessários desde o planejamento das contratações até o julgamento dos procedimentos licitatórios, com ênfase a importância do Termo de Referencia/Projeto Básico. 3- Discutir os benefícios outorgados à Micro empresa e Empresa de Pequeno Porte aos participarem de licitações públicas ( Lei Complementar 123/06 e alterações ). 4- Capacitar os participantes na implantação do Sistema de Registro de Preços e em especial a figura do carona diante da nova legislação em vigor ( Decreto Federal nº 7.892, de 23 de Janeiro de 2013 e suas alterações posteriores (Decreto Federal nº 8.250, de 23 de Maio de 2014) 5- Dar-se-á, ainda, especial atenção ao tema de penalidades administrativas em face da importância e da polêmica que o assunto envolve.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÓDULO I – NOCÕES BÁSICAS SOBRE LICITAÇÕES
1 - Considerações Iniciais: 1.1 - Princípios da Licitação; 1.2 - Noções básicas sobre Dispensa de Licitação 1.3 - Nocões básicas sobre Inexigibilidade de Licitação
2 - Modalidades Tradicionais de Licitação:
2.1 - Concorrência pública, Tomada de Preços e Convite (Lei 8.666/93);
3- A habilitação das concorrentes (o que pode ser exigido na fase de habilitação): 3.1 - Habilitação jurídica; 3.2 - A regularidade fiscal e trabalhista; 3.3 - A qualificação técnica; 3.4 - A qualificação econômico-financeira; 3.5 - Cumprimento do disposto no inc. XXXIII do art. 7º da Constituição Federal.
MÓDULO II - A MODALIDADE DE LICITAÇÃO DENOMINADA “ PREGÃO” (Pregão Presencial e Pregão Eletrônico)
1 - Pregão: Peculiaridades desta nova Modalidade de Licitação;
2 - Fase interna ou Preparatória do Pregão 2.1 - A importância do Termo de Referência para a Administração Pública; 2.2 - O valor estimado da contratação e como obtê-lo.
3 - Fase externa do Pregão 3.1 - Publicidade; 3.2 - Impugnação do Edital; 3.3- Sessão Pública do Pregão; 3.4 - Propostas e Lances; 3.5 - Habilitação no Pregão; 3.6 - Fase de julgamento e Negociação; 3.7 - A Interposição de Recursos no Pregão; 3.8 - Penalidades previstas para o licitante.
MÓDULO III – PREGÃO ELETRÔNICO E NOVAS REGRAS DETERMINADAS PELO NOVO REGULAMENTO FEDERAL (DECRETO Nº 10.024/19)
- Âmbito de aplicação;
- Cotação eletrônica;
- Critério de julgamento;
- Desempate;
- Aplicado para contratação de serviços de engenharia;
- Sigilo do orçamento;
- Impugnação;
- Momento de apresentação da documentação de habilitação;
- Modo de disputa;
- Realização de diligência.
MÓDULO IV – OS BENEFICIOS PARA AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE AO PARTICIPAREM DE LICITAÇÕES PÚBLICAS NA MODALIADE PREGÃO
1 - Noções gerais das inovações trazidas pela Lei Complementar Nº 123/06 (Novo Estatuto da Microempresa e empresa de pequeno porte ); 2 - Direito de Preferência para a contratação das microempresas e empresas de pequeno porte nas licitações públicas; 3 - Inovações trazidas pela Lei Complementar Nº 147/15 e Lei Complementar Nº 155/16 (que alterou a Lei Complementar Nº 123/06); 4 - Análise do Decreto Nº 8.538/15 (Regulamenta o tratamento diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito da Administração Pública Federal).
MÓDULO V – O SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS
1 - Análise da nova legislação em vigor (Decreto nº 7.892/13 e alterações (Decreto nº 8.250/14 e Decreto nº 10.024/19); 2 - Planejamento das compras pelo Sistema de Registro de Preços; 3 - O edital da licitação para registro de preços; 4 - A ata de Registro de Preços e o seu Gerenciamento; 5 - Obrigações da empresa diante da Ata de Registro de Preços; 6 - A figura do Carona.
METODOLOGIA ***
1 - Aulas Expositivas – utilizando recurso didático de data show e pincel atômico. Será abordada a legislação pertinente (Lei n° 8.666/93 e suas alterações); Lei n° 10.520/02; Decreto n° 10.024/19 (Pregão Eletrônico) e Lei Complementar 123/06 (alterada pelas Leis Complementar nº 147/15 e 155/16 ); 2 - Aulas Prática ( Simulação de uma pregão presencial ); 3 - Aula Prática (análise e impugnação de um edital de licitação na modalidade “pregão eletrônico” nos moldes do novo decreto ( Decreto nº 10.024/2019); 4 - Aula Prática (Elaboração de quadro comparativo Identificando as principais inovações constantes do novo decreto de pregão Eletrônico (Decreto nº 10.024/19).
*** A metodologia adotada envolve discussões em grupos, com a contribuição dos participantes na determinação do conteúdo que será tratado no decorrer do curso e espaço para questionamentos.
INSTRUTORA Ana Lúcia Carneiro Bezerra Querendo Advogada; Pós - Graduada em Direito Público pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR; Pós-Graduada em Direito Público e Privado pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE; Especialista em Economia da Saúde pela Universidade Estadual do Ceará-UECE; Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará – SESA no período de 1999 a Janeiro de 2007; Pregoeira Oficial da SESA no período de Julho de 2002 a Janeiro de 2007; Instrutora ( Multiplicadora Pregão Eletrônico pelo sistema Comprasnet) do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Federal, período Janeiro de 2004 a janeiro de 2007; Coordenadora Jurídica da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará- SECULT no período de Fev/2007 a Dez/2009; Instrutora de cursos na área de Licitação, Contratos Administrativos, Convênios, Parceria Público Privada (PPP) , Consórcios Públicos e Organizações Sociais (OS).
Ministrou cursos para as ás seguintes Instituições/Entidades: SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO ESTADO DO CEARÁ – SINDUSCON; ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO – ESAD; FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA DO ESTADO DO CEARÁ – FESAC; MRH- FORTALEZA; MRH – TERESINA ; MRH – NATAL; MRH – JOAO PESSOA; CLUBE DOS DIRIGENTES LOGISTAS – CDL ; BANCO DO BRASIL, ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ; MINISTÉRIO DA SAÚDE ; EMBRAPA , CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE (CRC-CE); ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA DO GOVERNO FEDERAL – ESAF; ESCOLA DE GESTÃO DO ESTADO DO CEARÁ (EGP) ; ESCOLA DE GOVERNO DA PREFEITURA DE FORTALEZA; CAGECE; UNIFOR; CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DE CASCAVEL; OAB-CE, FA7, PREFEITURAS DE: FORTALEZA, JUAZEIRO DO NORTE, CAUCAI; CRATO; SOBRAL; PINDORETAMA entre outros.
CERTIFICADO O aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% receberá o CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.
VAGAS 25 vagas.
CARGA HORÁRIA 20 horas.
PERÍODO / HORÁRIO BREVE Das 18:00 às 21:30h.
VALOR DO INVESTIMENTO R$ 380,00
* Pagamento através da PagSeguro (aceita todas as bandeiras de cartão de crédito e dá a opção de parcelar em até 10 vezes), ou, se preferir, tem a opção de boleto bancário (não existe a possibilidade de parcelamento).
LOCAL DO CURSO Rua Miguelina Araújo, 48 Aeroporto Juazeiro do Norte – CE.
INFORMAÇÕES GERAIS
1. A ficha de inscrição deverá ser preenchida online: www.astef.ufc.br; 2. Será disponibilizado o link do material; 3. Se até a data indicada (29/04/2020), o pagamento não tiver sido efetivado, o pedido de inscrição será automaticamente cancelado; 4. Se o número de vagas não for preenchido a ASTEF reserva-se o direito de NÃO realizar o curso e haverá devolução do valor anunciado; 5. A ASTEF não se responsabilizará pelos encargos do cartão de crédito; 6. OBSERVAÇÃO: O tempo do curso é calculado considerando a hora/aula de 50 minutos, conforme o Parecer CNE/CP nº 2/2009; 7. Caso haja desistência por parte do aluno, devolveremos 80% do valor pago. O prazo de desistência é de até 10 dias antes da data de início. O prazo de devolução é de até 30 dias (úteis) após a solicitação formal e recebimento de todas as informações bancárias; 8. As inscrições não podem ser realizadas por celular ou tablet, somente pelo computador.
OUTRAS INFORMAÇÕES ASTEF Fone/Fax : +55 85 3366 9612 / 3458 7068 Cel.: +55 85 99177 3788 - Alessandra Cel. : +55 85 98818 4114 Homepage: www.astef.ufc br
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