Destaque a Nova Legislação de Pregão Eletrônico - Decreto Nº 10.024/2019 E LEI Nº 13.979/2020. Destaque as principais inovações da nova lei de licitação (PL 4.253/2020 , aprovado no Senado em 10.12.2020).
TREINAMENTO: Teórico e Prático - (Virtual) **O curso certificará o participante para a função de “pregoeiro”
OBJETIVO GERAL O objetivo do curso é permitir ao aluno, além de abordagens teóricas da Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 8.666/93); Lei do Pregão (Lei nº 10.520/02) apresentar/discutir as principais alterações da licitação pregão eletrônico com o advento do novo Decreto Federal (Decreto nº 10.024/19); Analisar a nova legislação em vigor sobre Sistema de Registo de Preços (Decreto nº 7.892, de 23/01/13 e alterações ) e sua realização através de pregão eletrônico. Debater os benefícios atuais para as microempresas e empresas de pequeno porte ao participarem de licitação na modalidade “pregão” (LC Nº 123/06, alterada pelas LC nº 147/14 e 155/16) bem como a realização de pregão eletrônico para contratações de bens e serviços com vista ao enfrentamento da pandemia (COVID-19) ( Lei n° 13.979/2020)
Destaque a algumas atividades práticas com vista alcançar os objetivos do curso.
- Estudo e análise de vícios em Edital de Pregão Eletrônico;
- Elaboração de um roteiro prático com vista a realização do pregão eletrônico diante das novas regras em especial para os Municípios;
- Estudos de casos dirigidos e exercícios práticos (tudo de acordo com recentes orientações do Tribunal de Contas da União-TCU).
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Capacitar os profissionais a avaliar de forma detalhada a modalidade de Licitação “Pregão” na forma “Presencial” e Eletrônica (Lei nº 10.520/02 e novo Decreto Federal n°10.024/19);
- Capacitar o participante para exercer a função de “Pregoeiro”;
- Capacitar servidores públicos responsáveis pela elaboração de Termo de Referência, Advogados, ordenadores de despesas, fiscais de contratos administrativos;
- Capacitar/atualizar os fornecedores/empresas que participam, e/ou pretendem, participar de licitação no âmbito da Administração Pública (Estados, Municípios e Governo Federal);
- Analisar os requisitos necessários desde o planejamento das contratações até o julgamento dos procedimentos licitatórios, com ênfase a importância do Termo de Referencia/Projeto Básico;
- Discutir os benefícios outorgados à Micro empresa e Empresa de Pequeno Porte aos participarem de licitações públicas (Lei Complementar 123/06 e alterações);
- Capacitar os participantes na implantação do Sistema de Registro de Preços e em especial a figura do carona diante da nova legislação em vigor (Decreto Federal nº 7.892, de 23 de Janeiro de 2013 e suas alterações posteriores (Decreto Federal nº 8.250, de 23 de Maio de 2014);
- Capacitar os participantes na realização da licitação “pregão” para aquisição de bens e serviços necessários ao enfrentamento da Pandemia (COVID – 19) nos termos da Lei nº 13.979/2020 (alterada pela Lei n° 14.035, de 14 de agosto de 2020).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I – NOCÕES BÁSICAS SOBRE LICITAÇÕES.
01 - Considerações Iniciais:
1.1 - Princípios da Licitação;
1.2 - Noções básicas sobre Dispensa de Licitação
1.3 - Nocões básicas sobre Inexigibilidade de Licitação.
02 - Modalidades Tradicionais de Licitação:
2.1 - Concorrência pública, Tomada de Preços e Convite (Lei 8.666/93);
3- A habilitação das concorrentes ( o que pode ser exigido na fase de habilitação na licitação pregão ):
3.1 - Habilitação jurídica;
3.2 - A regularidade fiscal e trabalhista;
3.3 - A qualificação técnica;
3.4 - A qualificação econômico-financeira;
3.5 - Cumprimento do disposto no inc. XXXIII do art. 7º da Constituição Federal.
MÓDULO II - A MODALIDADE DE LICITAÇÃO DENOMINADA “ PREGÃO” (Pregão Presencial e Pregão Eletrônico).
01 - Pregão: Peculiaridades desta nova Modalidade de Licitação;
02 - Fase interna ou Preparatória do Pregão;
2.1 – A importância do Termo de Referência para a Administração Pública;
2.2 – O valor estimado da contratação e como obtê-lo.
3 - Fase externa do Pregão
3.1 - Publicidade;
3.2 - Impugnação do Edital;
3.3- Sessão Pública do Pregão;
3.4 - Propostas e Lances;
3.5 - Habilitação no Pregão;
3.6 - Fase de julgamento e Negociação ;
3.7 - A Interposição de Recursos no Pregão;
3.8 - Penalidades previstas para o licitante.
MÓDULO III – PREGÃO ELETRÔNICO E NOVAS REGRAS DETERMINADAS PELO NOVO REGULAMENTO FEDERAL (DECRETO Nº 10.024/19).
1 - Âmbito de aplicação;
2 - Cotação eletrônica;
3 - Critério de julgamento;
4 - Desempate;
5 - Aplicado para contratação de serviços de engenharia;
6 - Sigilo do orçamento ;
7 - Impugnação;
8 - Momento de apresentação da documentação de habilitação;
9 - Modo de disputa;
10 - Realização de diligência.
MÓDULO IV – O PREGÃO PARA CONTRATAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA SEGUNDO A LEI FEDERAL Nº 13.979/2020 (ALTERADA PELA LEI N° 14.035/2020).
1. Prazos reduzidos pela metada;
2. Exigência de habilitação reduzida;
3. Forma de pagamento (possibilidade de pagamento antecipado).
MÓDULO V – OS BENEFICIOS PARA AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE AO PARTICIPAREM DE LICITAÇÕES PÚBLICAS NA MODALIADE PREGÃO.
1 - Noções gerais das inovações trazidas pela Lei Complementar Nº 123/06 (Novo Estatuto da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte);
2 - Direito de Preferência para a contratação das microempresas e empresas de pequeno porte nas licitações públicas;
3 – Inovações trazidas pela Lei Complementar Nº 147/15 e Lei Complementar Nº 155/16 (que alterou a Lei Complementar Nº 123/06);
4 – Análise do Decreto Nº 8.538/15 (Regulamenta o tratamento diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito da Administração Pública Federal).
MÓDULO VI – O SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS E A LICITAÇÃO PREGÃO 1 - Análise da nova legislação em vigor (Decreto nº 7.892/13 e alterações (Decreto nº 8.250/14 e Decreto nº 10.024/19).
2 - Planejamento das compras pelo Sistema de Registro de Preços;
3 - O edital da licitação para registro de preços;
4 - A ata de Registro de Preços e o seu Gerenciamento;
5 - Obrigações da empresa diante da Ata de Registro de Preços;
6 - A figura do Carona.
METODOLOGIA 1.Aulas Expositivas – Será abordada a legislação pertinente (Lei n° 8.666/93 e suas alterações); Lei n° 10.520/02; Decreto n° 10.024/19 (Pregão Eletrônico); Lei Complementar 123/06 (alterada pelas Leis Complementar nº 147/15155/16 e Lei n° 13.979/2020);
2.Aula Prática (análise e impugnação de um edital de licitação na modalidade “pregão eletrônico” nos moldes do novo decreto ( Decreto nº 10.024/2019) 3.Aula Prática (Elaboração de quadro comparativo Identificando as principais inovações constantes do novo decreto de pregão Eletrônico (Decreto nº 10.024/19).
*** A metodologia adotada envolve discussões em grupos, com a contribuição dos participantes na determinação do conteúdo que será tratado no decorrer do curso e espaço para questionamentos.
INSTRUTORA Ana Lúcia Carneiro Bezerra Querendo
01. Advogada; 02. Pós - Graduada em Direito Público pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR; 03. Pós-Graduada em Direito Público e Privado pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; 04. Especialista em Economia da Saúde pela Universidade Estadual do Ceará - UECE; 06. Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará – SESA no período de 1999 a Janeiro de 2007; 07. Pregoeira Oficial da SESA no período de Julho de 2002 a Janeiro de 2007; 08. Instrutora (Multiplicadora Pregão Eletrônico pelo sistema Comprasnet) do Ministério de Planejamento; Orçamento e Gestão do Governo Federal, período Janeiro de 2004 a janeiro de 2007; 09. Coordenadora Jurídica da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - SECULT no período de Fevereiro/2007 a Dezembro/2009; 10. Instrutora de cursos na área de Licitação, Contratos Administrativos, Convênios, Parceria Público Privada (PPP); Consórcios Públicos e Organizações Sociais (OS).
Ministrou CURSOS para as ás seguintes Instituições/Entidades: 01. Sindicato da Indústria da Construção Civil do estado do Ceará – SINDUSCON;
02. Escola Superior de Administração – ESAD;
03. Fundação Escola Superior de Advocacia do estado do Ceará – FESAC; 04. MRH- Fortaleza; MRH – Teresina;
05. MRH – Natal; MRH – João Pessoa; 06. Clube dos Dirigentes Lojistas – CDL;
07. Banco do Brasil;
08. Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará;
09. Ministério da Saúde;
10. EMBRAPA;
11. Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE);
12. Escola de Administração Fazendária do Governo Federal – ESAF;
13. Escola de Gestão do Estado do Ceará - (EGP);
14. Escola de Governo da Prefeitura de Fortaleza; CAGECE; 15. UNIFOR;
16. Consórcio Público de Saúde de Cascavel;
17. OAB-CE;
18. FA7;
19. Prefeituras de: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Caucaia; Crato; Sobral; Pindoretama entre outros.
COORDENAÇÃO
Profa. Ana Lúcia Carneiro Bezerra Querendo.
CERTIFICADO
O aluno que obtiver freqüência igual ou superior a 75% receberá o CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.
VAGAS
30 vagas.
CARGA HORÁRIA
20 horas.
PERÍODO / HORÁRIA Dias: 13,14,15, 19, 20, 22, 27, 28 e 29 de abril de 2021. Das 19:00 às 21:00 h.
VALOR DO INVESTIMENTO R$ 380,00
* Pagamento através da PagSeguro (aceita todas as bandeiras de cartão de crédito e dá a opção de parcelar em até 10 vezes), ou, se preferir, tem a opção de boleto bancário (não existe a possibilidade de parcelamento).
INSCRIÇÕES
Online: www.astef.ufc.br
* Pagamento através da PagSeguro (aceita todas as bandeiras de cartão de crédito e dá a opção de parcelar em até 10 vezes), ou, se preferir, tem a opção de boleto bancário (não existe a possibilidade de parcelamento).
LOCAL DO CURSO
Curso em Sala de Aula Virtual
INFORMAÇÕES GERAIS
1. A ficha de inscrição deverá ser preenchida online: www.astef.ufc.br; 2. Será disponibilizado o link do material; 3. Se até a data indicada (15/01/2021), o pagamento não tiver sido efetivado, o pedido de inscrição será automaticamente cancelado; 4. Se o número de vagas não for preenchido a ASTEF reserva-se o direito de NÃO realizar o curso e haverá devolução do valor anunciado; 5. A ASTEF não se responsabilizará pelos encargos do cartão de crédito; 6. OBSERVAÇÃO: O tempo do curso é calculado considerando a hora/aula de 50 minutos, conforme o Parecer CNE/CP nº 2/2009; 7. Caso haja desistência por parte do aluno, devolveremos 80% do valor pago; 8. O prazo de desistência é de até 10 dias antes da data de início. O prazo de devolução é de até 30 dias (úteis) após a solicitação formal e recebimento de todas as informações bancárias; 9. As inscrições não podem ser realizadas por celular ou tablet, somente pelo computador.
OUTRAS INFORMAÇÕES ASTEF Fone/Fax : +55 85 3366 9612 / 3458 7068 Cel.: +55 85 99177 3788 - Alessandra Cel. : +55 85 98818 4114 Homepage: www.astef.ufc.br
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